BLOG ILINK

URA humanizada: veja 5 motivos para usar no seu contact center

Ismar Custódio

4 fevereiro 2022

A URA humanizada é uma opção para contact centers que querem otimizar suas operações sem abrir mão da personalização e excelência no atendimento. 

Sua empresa já utiliza uma URA humanizada? A Unidade de Resposta Audível (URA), inicialmente, foi desenvolvida para os bancos e permaneceu nesse nicho por muitos anos, devido aos altos custos de implementação em outras áreas. 

Assim, a partir do momento que a internet se tornou mais popular, permitindo integrações, a URA ficou mais acessível. Atualmente, a ferramenta é amplamente utilizada por várias empresas, seja para ajudar com compras, pagamento, serviço de atendimento ao consumidor, entre várias áreas. 

Desse modo, a URA é uma tecnologia que viabiliza o atendimento automatizado aos clientes, respondendo dúvidas e prestando informações, sem a necessidade de que um atendente. Por meio de mensagens pré-gravadas e com a ajuda de comandos específicos, o usuário consegue ter acesso às principais informações. 

5 motivos para usar uma URA humanizada no seu contact center 

A URA humanizada tem um funcionamento igual ao dispositivo tradicional. Contudo, essa opção leva em conta processos de humanização e personalização para aproximar cada vez mais o usuário da empresa. Tirando, assim, o distanciamento e frieza que um comando robótico pode passar. 

Assim, a URA humanizada é mais flexível, inteligente e tem o foco nas necessidades do consumidor. A longo prazo, essa opção traz diversas vantagens para empresa, como otimização das chamadas, aumento de satisfação do cliente, redução de custos e integração com outros canais. Confira.  

1 – Personalização no atendimento 

Com a análise de dados dos usuários, é possível conhecer o perfil dos clientes, entendendo melhor suas dores e suas necessidades. Isso ajuda na personalização do atendimento, que vai desde as ofertas e opções oferecidas, até o tom de voz, uso de gírias ou expressões na gravação da URA humanizada. 

2 – Melhor experiência para o usuário

Uma boa URA humanizada deve estar em constante construção e desenvolvimento. Afinal, quanto mais dados que ajudam a entender o comportamento dos usuários, melhor será a experiência do atendimento. Assim, com um perfil bem delineado do usuário, é possível refletir no atendimento da URA os valores e a cultura da sua empresa. Trazendo também, uma personalidade e humanização para a marca.

3 – Otimização de tempo

A URA humanizada deve conseguir atender às principais dúvidas e questões dos usuários. Assim, os colaboradores podem ficar responsáveis apenas pelos contatos que exigem uma análise maior e uma troca de conversas. 

Dessa forma, otimiza-se o tempo com a utilização da ferramenta, diminuindo a intervenção dos operadores e, consequentemente, o tempo de espera no atendimento e solução do problema. Outro ponto de destaque é que esse tipo de atendimento não tem interrupção, pois funciona 24 horas, sete dias por semana. 

4 – Redução de custos

Como seu funcionamento é full time, independentemente do seu nicho, o serviço pode ser utilizado 24/7. Em caso de necessidade de um contact center que funciona 24 horas por dia, a equipe que precisa ficar dedicada ao período noturno será muito menor. Afinal, a URA poderá dar conta de boa parte dos questionamentos. Ou seja, redução de custos com equipe, sem abrir mão da disponibilidade do atendimento. 

5- Integração com outros canais 

Por fim, essa tecnologia também oferece a vantagem de ser integrada com outros canais. Com um sistema de atendimento, como o da iLink, é possível centralizar todos os canais e operações em um só espaço, investindo na estratégia de omnichannel. Dessa forma, todos os contatos, gravações, histórico e dados do usuário ficam organizados, permitindo maior personalização e experiência nos próximos contatos. 

Portanto, a URA humanizada é fundamental para otimizar as estratégias de atendimento aos clientes de uma empresa, melhorando a experiência do consumidor e as taxas de satisfação do contact center. 

Gostou do conteúdo? Para acompanhar outras dicas e novidades, siga-nos no LinkedIn.

Noticias relacionadas

site-2@2x

Customer Analytics, a evolução do Speech Analytics

10 setembro 2022

cx-ilink

Como priorizar o Customer Experience num ambiente de redução de custos

1 junho 2022

site

iLink investe em vertical Low-Code em parceria com a Outsystems

23 fevereiro 2022