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4 benefícios ao implantar um RPA no contact center

Ismar Custódio

10 janeiro 2022

Por que implantar um RPA no seu contact center? A tecnologia oferece recursos para escalar operações e diminuir custos. Confira outros benefícios. 

Por que você deve implantar um RPA no seu contact center? Robotic Process Automation (RPA) ou automação robótica de processos é a aplicação de tecnologia com objetivo de automatizar processos e estruturar fluxos de informação.

Desse modo, ao utilizar essa tecnologia, as empresas podem configurar um software e criar robôs para capturar e interpretar processos baseados em regras. Assim, por meio de inteligência artificial e machine learning, os usuários criam bots que aprendem as ações repetitivas e manuais. Tudo isso, analisando as atividades humanas.

4 benefícios ao implantar um RPA 

Cada vez mais as organizações estão se voltando para a Automação Robótica de Processos para agilizar as operações de um contact center. Por isso, confira os benefícios.  

1- Aumento de produtividade e escalabilidade 

Ao utilizar os recursos de RPA, é possível aumentar a produtividade, bem como a escalabilidade das operações. Os bots de software podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas. 

Porém, os bots RPA podem operar ininterruptamente, sem parar, muito mais rápido e com maior confiabilidade e precisão. Com essas características, as soluções RPA permitem escalar a capacidade de entregas do negócio. 

Assim, quanto menos operações manuais existirem, mais fácil será a gestão. Ou seja, é possível dizer que o crescimento e desenvolvimento de uma empresa está diretamente relacionado à capacidade de automatizar processos. 

2- Com RPA é possível reduzir custos 

Investir em soluções RPA é sinônimo de redução de custos com contratação de equipes.  Com a tecnologia, é possível reduzir custos sem perder a qualidade nas entregas, promovendo operações mais consistentes, seguras e padronizadas. 

Segundo o Gartner, até 2025, a automação e a Inteligência Artificial reduzirão as necessidades de funcionários em centros de serviços compartilhados em 65%. O que mostra que o mercado de RPA ultrapassará US$ 1 bilhão até 2025. 

Dessa forma, com a tecnologia, diminui-se a necessidade de contratação e treinamento de pessoas para tarefas manuais e repetitivas. Em caso de necessidade de contratação de novos sistemas, basta que se adquira novas licenças e recursos, sem a necessidade de movimentar equipes. 

3- Integração com vários sistemas

A automação robótica de processos pode ser utilizada desde algo tão simples quanto gerar uma resposta automática a um e-mail até implantar milhares de bots. Cada um programado para automatizar tarefas em um sistema complexo, como o de um contact center.

Essa é mais uma das vantagens ao utilizar essa tecnologia. A integração das soluções RPA com outros softwares do mercado é outro diferencial, visto que o recurso promove ainda mais flexibilidade a todos os setores de uma empresa.

4- Manutenção do compliance

As soluções RPA também ajudam no compliance, uma vez que permite uma gestão do fluxo de informações, algo fundamental em contact centers. Com a LGPD em vigor, as empresas precisam se certificar que toda a operação está acontecendo em segurança. 

Assim, essa tecnologia, além de reduzir a margem de erros e vazamentos, conta com backlogs, que armazenam o histórico dos processos. Permitindo, assim, a extração de relatórios para auditorias. 

Portanto, as empresas que já realizaram a implantação de RPA, já atingiram o auge da transformação digital. As que ainda estão iniciando ou no meio do processo, precisam adiantar para que o atraso não prejudique o desenvolvimento das ações. 

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